terça-feira, 1 de maio de 2012

When The Sun Goes Down: The Secret History Of Rock & Roll - The Frist Time I Met The Blues (2002)

Artista: Varios Artistas
Título: When the Sun Goes Down: The Secret History of Rock 'n' Roll - The Frist Time I Met The Blues.
Gênero: Blues
Ano de lançamento: 2002
Selo/gravadora: Sony Bmg (Bluebird Records)

Por Ricardo Seiti

Segundo disco da série When the Sun Goes Down: The Secret History of Rock & Roll, apresentando os grandes músicos do Blues na época pré-2ª guerra mundial. Como o próprio comentário do álbum diz, ao pensarmos em Blues (do início, claro) logo pensamos na imagem do violonista triste e solitário, mas as músicas deste disco mostram como o Blues era muito mais abrangente.


O Blues ensaiava algumas aproximações com o Jazz - a cantora e multi-instrumentista Victoria Spivey tinha em suas gravações vários instrumentos de sopro e músicos vindo do Jazz, assim como Genevieve Davis, Lizzie Miles, Edna Winston e outras. A presença feminina e a ligação do Blues com o Jazz suavizava então o gênero, até então quase que essencialmente masculino e marginal.

À parte também do Blues tradicional, havia as Jug Bands, como a Gus Cannon Jug Stompers e Memphis Jug Band, com suas variedades sonoras e instrumentos como Banjo, Harmônica, Violão, Kazoo e Jug (uma espécie de garrafão que soprado emitia notas graves como um contrabaixo, na época ainda nem usado no Blues).


Já em um estilo mais moderno, predominando o piano, estilo Blues de Chicago, Little Brother Montgomery cantava "The First Time I Met The Blues", que influenciaria Buddy Guy, que por sua vez seria uma das inspirações de John Lee Hooker, que depois inspiraria Eric Clapton. As gravações vão de 1927 a 1936.

Destaques desta segunda coletânea:

Gus Cannon Jug Stompers, com "Viola Lee Blues", com sua variedade sonora e instrumentos folclóricos e o vocal potente de Noah Lewis.



Furry Lewis, com "Judge Harsh Blues".Furry era um guitarrista e vocalista de slide guitar meio limitado, mas com sua técnica simples e eficiente e vocal sofrido teria grande influência no Blues. Ninguém menos que Keith Richards, dos Stones, o redescobriu e virou seu fã, convidando-o a abrir alguns shows dos Rolling Stones na início dos anos 80.



Blind Willie McTell, com "Statesboro Blues".Apenas Bob Dylan uma vez disse: "ninguem nunca cantou o Blues como Blind Willie Mctell".Depois dessa, não há muito o que acrescentar. Quem ouvir a voz rouca de Blind Willie McTell terá a impressão de estar ouvindo Janis Joplin.

Um comentário :