sábado, 13 de agosto de 2011

Lynyrd Skynyrd

2009 - God & Guns
Gênero: Southern Rock



O Southern Rock chegou definitivamente para ficar no Blog Jazz & Rock. Depois da repercussão positiva em relação à coletânea Southern Rock Gold, postada semana passada, nada mais justo que aproveitar o clima que paira sobre o blog e assim trazer outro álbum de peso para vocês. A primeira postagem do Lynyrd Skynyrd no Blog Jazz & Rock.

Lynyrd Skynyrd é sem dúvida um dos pilares do Southern rock, uma banda que dispensa apresentações. Claro que em um único post seria impossível contar a história do LS, mas a banda surgiu em meados de 1964, quando Ronnie Van Zant e seu vizinho Robert Burns se juntaram com o colega Gary Rossington, que trouxe para a banda o baixista Larry Junstrom. Mesmo assim a banda ainda não estava pronta, pois faltava algo digamos essencial: amplificadores. Não demorou muito para que o problema fosse solucionado, já que o guitarrista Allen Collins, que também era colega de escola dos caras, tinha o tal amplificador, então ele também se juntou a banda. Com a banda formada, eles passaram a ensaiar na garagem da casa de Burns, segundo Gary, todos dependiam de um único amplificador, era o único jeito de tirar um som. Antes de ter o nome oficial, a banda mudou várias vezes, até que em um show o vocalista Ronnie Van anunciou que o nome da banda seria Leonard Skinner, nome do instrutor de ginastica da escola onde estudavam. Depois a banda acabou alterando algumas letras para preservar a identidade do professor. Como tudo na vida, o inicio é sempre sofrido e não foi diferente para o LS, os caras chegaram a ensaiar em um local apelidado de “Hell House”, pois era um barracão de zinco, muito pequeno e quente demais. E foi nesse barracão que o som do Lynyrd Skynyrd começou a tomar forma, como os garotos tinham praticamente o mesmo gosto musical, bastou apenas trazer as influências do blues, country e hard rock para o som da banda. Já em 1973 a banda entrou no estúdio e lançou o seu primeiro álbum “(Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd)” um álbum maravilhoso e que entre todas as canções, está a clássica Free Bird. No ano seguinte a banda voltou aos estúdios e lançou o “Second Helping”. Em 75 e depois de uma série exaustiva de shows o baterista Burns decide deixar a banda. Depois desse episódio a banda ainda lançou um álbum naquele ano e continuou lançando um álbum por ano (76/77). Como é impossível contar todos os detalhes, nesse período muita coisa aconteceu, inclusive a chegada do guitarrista a Steve Gaines e o o épico “One More From The Road” lançado em 1978 pela MCA, um show que resultou em um álbum duplo.

Nesse período a banda estava passando por uma das melhores fases da carreira, já contavam com um reconhecimento, bons álbuns lançados e apresentações antológicas, porém o que não imaginavam era que tudo estava prestes a tomar um rumo inesperado e trágico. Durante as turnês, a banda sempre usou ônibus, mais por questão da quantidade de shows, eles decidiram trocar e passaram a usar um pequeno avião que facilitaria e muito as viagens da banda. O avião foi carinhosamente apelidado de “Free Bird”. No dia 20 de Outubro a banda iria fazer um show no Lousiana State, o avião decolou da cidade de Greenville, com 26 passageiros, entre banda, equipe e dois tripulantes. Durante o vôo o avião apresentou problemas e um dos motores parou, os pilotos tentaram de tudo, porém nada surtiu efeito, na tentativa de uma manobra, o segundo motor acabou parando e o avião começou a perder altitude, como ultima tentavia o piloto ainda tentou desviar o avião para um aeroporto mais próximo, mas sem sucesso. O avião caiu em uma densa floresta e na colisão partiu-se no meio. No acidente o guitarrista Steve Gaines, o roadie Dean Kilpatrick, o piloto e o co-piloto morreram na hora. O vocalista Ronnie e a irmã de Steve, Cassie Gaines também faleceram no local. Na tragédia o guitarrista Allen Collins sobreviveu, porém com muitos traumas na sua saúde. Assim o Lynyrd Skynyrd sairia de cena e entraria para a história, uma carreira impecável, músicos habilidosos e que foram calados por uma tragédia. A banda interrompeu os trabalhos, era claro que não havia mais clima, então os integrantes que sobreviveram começaram a tocar em outras bandas. Anos depois a maldição do acidente ainda permanecia viva, foi então que Collins, um dos cérebros da banda, responsável por grandes composições ao lado do vocalista Roonie, voltou a sofrer com os traumas do acidente. Na época ele tocava na mesma banda que Gary Rossington e após a saída dele, Collins decidiu formar a sua própria banda: Allen Collins Band. Mas foi em 81 que ele sofreu outro baque, com a morte da sua esposa e cinco anos foi ele passou por um outro acidente, dessa vez de automóvel, sua namorada faleceu e Collins ficou paralisado da cintura para baixo e com uma limitação em seus braços e mãos. Isso o levou a parar de tocar guitarra. Collins veio a falecer em 89, vitima de complicações respiratórias.


Em 1990 os familiares de Ronnie Van Zant fundaram a fundação Freebird em memória do cantor. Apesar da tragédia ter assolado o Lynyrd Skynyrd, o sonho ainda continuava de pé, porém era impensável ter a banda de volta sem Ronnie, Steve e Allen. Mesmo assim a banda começou sua nova trajetória e em 1991 lançaram o álbum “Lynyrd Skynyrd”, com o novo vocalista Johnny Van Zart – irmão de Ronnie – e Ed King na guitarra. De lá para cá muita coisa mudou, a banda continuou lançando vários álbuns de estúdio e ao vivo, e também foi sofrendo alterações na formação.

O álbum God & Guns (2009) surge depois de uma pausa de seis longos anos, sendo que o último trabalho havia sido em 2003, o álbum Vicious Circle. Nesse período dois integrantes morreram: Billy Powell (um dos fundadores da banda) e o baixista Ean Evans. Apesar de mais uma baixa, o Lynyrd Skynyrd seguiu seu caminho e trouxe para o novo álbum um som de responsa, com a marca e a pegada característica da banda. O interessante é que os anos se passaram, a formação também, porém a essência continua praticamente a mesma, a formula para uma sonoridade é a mesma, uma boa dose de sourthern rock, com medidas exatas de blues, country e hard rock. Atualmente a banda é formada por Johnny Van (vocal), Rickey, Gary Rossington e Mark (guitarras), Robert Kearns (baixo), Michel Carteolle (bateria), Peter Keys (piano/teclado), Dale e Carol (backing vocal).

Se existe uma palavra que resume o álbum God & Guns (2009), essa palavra é: Perfeição. O repertório é formado por doze canções, uma melhor que a outra, o álbum começa com a explosiva e arrebatadora “Still Unbroken”, que serve para preparar e colocar o ouvinte no clima, com um hardão pesado, a banda mostra uma proposta diferenciada no álbum. Na sequencia surge “Simple Life”, uma canção com um toque mais balada e um refrão grudento demais, em “Little Thing Called You” a banda parece mesclar o peso e com linhas mais melódicas, outra música impecável. Já em “Southern Ways” a sonoridade muda completamente, um rock balada com toques de country, contagiante. “Floyd” também merece ser destacada, uma canção com um andamento cadenciado e que traz novamente o peso das guitarras à tona. “That Ain't My America” é outra balada de tirar o fôlego, com uma letra que ficará registrada na sua memória, curto muito o instrumental dessa música. A banda segue mesclando as baladas com canções mais pesadas e depois de ouvir uma belíssima balada o ouvinte se depara com “Comin Back For More”, um hardão ao melhor estilo Lynynrd Skynyrd. Também não poderia deixar de falar da faixa-titulo “God & Guns”, uma canção com um toque bem country e acordes suaves, até que o peso do hard rock surge, depois disso as palavras simplesmente somem. O álbum encerra com “Gifted Hands”, uma canção belíssima em todos os sentidos, na primeira vez que ouvi o álbum, só essa música, ouvi umas cinco vezes seguidas.

Depois de muita história, encerro aqui o meu primeiro post do Lynyrd Skynyrd no Blog Jazz & Rock, espero que seja o primeiro de muitos, pois a cada que passa estou ficando cada vez mais viciado em southern rock (risos). Espero que tenham lido a postagem e não apenas se preocupado com o download, que nesse caso é apenas um mero detalhe. E peço desculpas caso tenha esquecido algum detalhe, o fato é que tentei resumir ao máximo a história da banda, e sei que dificilmente esse seria um assunto para um único post. Aproveitem o álbum, escutem com vontade e deixe o Southern rock do Lynyrd Skynyrd te levar. Boa Audição.


Track List

01. Still Unbroken
02. Simple Life
03. Little Thing Called You
04. Southern Ways
05. Skynyrd Nation
06. Unwrite That Song
07. Floyd
08. That Ain't My America
09. Comin' Back For More
10. God & Guns
11. Storm
12. Gifted Hands

Lynyrd Skynyrd - "Still Unbroken"


Site Oficial: Lynyrd Skynyrd

4 comentários :

  1. Sim eu li o texto, e como sempre ficou muito bom. Conheço sites que chegam a postar até 30 albuns por dia, mas não escrevem uma única palavra sobre o disco. É isso que diferencia o blog jazz e rock, e que você faz tão bem. Abraço Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Até agora não tinha escutado o trabalho recente do Lynyrd, mas já tõ baixando pra ver...

    Lynyrd é um tipo de banda que você escuta pela primeira vez e se apaixona por cada riff, por cada solo e cada álbum reflete tanto a simplicidade das letras (o passatempo preferido do Ronnie era pescar) e o poder do som sulista.

    Parabéns cara
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Fabius. É realmente as vezes acho que o download é um mero detalhe, o que tem valor mesmo é a informação que é passada.

    Abraço
    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Lynyrd é ótimo e este álbum é eletrizante. Já tenho ele, mas não posso deixar de comentar, pois é mais uma grande trabalho no acervo do J&R.

    Abraço.

    ResponderExcluir