terça-feira, 14 de junho de 2011

Ebinho Cardoso

2010 - Cerrado
Gênero: Jazz / Música Instrumental Brasileira



Apesar de não ser um contrabaixista, eu sempre admirei muito esse instrumento, desde a minha adolescência ao ouvir o Steve Harris do Iron Maiden e depois com a descoberta do jazz e da música instrumental, passei a ouvir e a conhecer outros grandes baixistas, como Marcus Miller, Eduardo Machado, Alberto Continentino, Victor Wooten, Martin Pizzarelli, Charles Mingus, Richard Bona, entre outros. O fato que essa admiração pelo contrabaixo, faz com que ao ouvir uma música, a primeira ação é tentar acompanhar

Sem mais delongas vamos ao que interessa. Semana passada tive uma grata surpresa ao me deparar com o álbum “Cerrado” (2010) do contrabaixista brasileiro Ebinho Cardoso. Para quem ainda não o conhece, Ebinho além de baixista, é compositor e pesquisador. É considerado um dos grandes nomes da música instrumental brasileira e por que não dizer um virtuoso no instrumento. Ebinho é conhecido principalmente por inovar e dar um destaque ainda maior para o contrabaixo, no sentido harmônico. Em seu processo de criação, ele utiliza elementos musicais atípicos ao baixo elétrico, com isso mostra as possibilidades do baixo como instrumento de acompanhamento, solo e principalmente de harmonia, característica de suas execuções ao instrumento, aplicando essa técnica de forma inovadora. E depois de anos de pesquisa e trabalho insistente, o resultado foi o livro “Harmonia e Dicionário de Acordes para Baixo Elétrico”, o primeiro livro especifico sobre a técnica editado no país. Para quem é baixista, vale a pena comprar e conhecer melhor esse livro, que traz um material sensacional e que certamente irá mostrar inúmeras possibilidades.

Ebinho nasceu em Mato Grosso, aos 15 anos ganhou uma guitarra da sua mãe, mas não demorou muito e trocou-a por um contrabaixo. A paixão tornou-se imediata, porém, sua grande percepção harmônica e seu gosto refinado pelo Jazz e MPB o fizeram seguir um caminho que fosse além da função de conduzir, ou de “segurar a base” como até hoje é imposta aos baixistas. Então o músico e pesquisador pôs a mão na massa, isto é, nas cordas e por sete anos de sua vida pesquisou intensamente técnicas alternativas pra que o contrabaixo pudesse ser visto também como um instrumento de acompanhamento harmônico, tal qual a guitarra, o violão ou o piano. E foi muito feliz, teve o privilégio de estudar e pesquisar mentes brilhantes como Ian Guest, o guitarrista Sidney Duarte o baixista Jorge Hélder e outros grandes mestres. Foi desse trabalho que nasceu o livro citado anteriormente.

Não há como não dizer que o livro abriu as portas para esse talentoso contrabaixista. Ebinho já gravou um dvd aula “Técnicas Alternativas para Baixo Elétrico”, dirigido por Celso Pixinga e também seus dois primeiros álbuns “Verticais” e “No rastro dos ruinos remotos das rodas da infância”, este com participação do bandolinista Hamilton de Holanda. Além disso, já dividiu o palco com grandes nomes, também jaz workshops sobre suas técnicas inovadoras e escreve para a revista Baixo Brasil.

Já o álbum “Cerrado” (2010) foi o que eu tive o prazer de descobrir e ouvir. Gravado com apoio da FUNARTE (Projeto Pixinguinha), o álbum é sim um dos melhores lançados no Brasil. Ebinho surpreende até na hora da formação do grupo, com ele no baixo elétrico, André Vasconcellos (baixo acústico), Sandro Souza (bateria) e David Feldman (piano). Só por isso o álbum já merecia ser apreciado, eu particularmente nunca vi uma formação assim. Mais Ebinho vai além e nos brinda com oito canções de tirar o fôlego, mesclando composições próprias e de outros compositores, instrumentais e cantadas. O resultado é um álbum acima de tudo inovador, onde o contrabaixo tem o destaque, seja como protagonista ou como acompanhamento. O destaque vai para todas as músicas, já que a meu ver cada um tem uma particularidade e uma sonoridade única, então vale a pena apreciar todas elas.

Ebinho Cardoso, mais um bom músico brasileiro e que muitas vezes não merece o devido reconhecimento. Um grande músico e um baixista que não se contentou com o básico e decidiu inovar. E a boa música, agradece isso. Boa Audição.

Track List

01. Maitri (Ebinho Cardoso)
02. Vendaval (Wilson Bebel, Milena Tibúrcio e Lucas Tibúrcio)
03. Paraiso Abissal (Paulo Monarco)
04. Minha Rê (Ebinho Cardoso)
05. As Horas (Wilson Bebel)
06. Coisas do Amor (Juninho di Sousa e Wilson Bebel)
07. Teia de Renda (Milton Nascimento e Túlio Mourão)
08. Do Coração (Ebinho Cardoso)

"Ruanda" (Musica composta por Ebinho Cardoso depois assistir o filme Hotel Ruanda).


Site Oficial: Ebinho Cardoso

Um comentário :